Primeira Revolução Industrial
Uma das primeiras locomotivas
Compreendida entre fins do século XVIII e a década de 1830. A Primeira Revolução ficou limitada primeiramente, à Inglaterra. O foco foi a renovação do sistema fabril ligado à produção de tecidos de algodão.
A Mecanização e as Invenções
A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, para os transportes, para a agricultura e para outros setores da economia.
A grande fonte de riqueza deslocou-se da atividade comercial para industrial. Quem desenvolvesse a capacidade de produzir mercadorias, passaria a ter liderança econômica no mundo. Podemos dizer sem correr o risco de simplificar demais que tres tipos de maquinas destruiram o velho mundo e construiram o novo mundo.
A Primeira foi a maquina de fiação, criada pelo James Hargreaves. Ela transforma em fios as fibras têxteis de algodão, seda e lã, para o fabrico de tecidos. Essa invenção revolucionou a técnica de produção, transformando Inglaterra no maior produtor de dois para tecidos. Essa invenção substituiu a roça, um dos mais simples e antigos instrumentos de fiar.
A Segunda foi o tear mecânico, criado pelo Edmund Cartwright. Substituiu o tear manual, aumentou a forma considerável a produção de tecidos, colocando a Inglaterra na liderança mundial na época.
A Teceira foi o motor a vapor, James Watt, aperfeiçoou a máquina de Newcomen, após perceber uma falha no projeto da mesma. Foi usado na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro, nas embarcações (Navios a Vapor) nas estradas de ferro (Locomotiva a vapor), entre outros, representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.
Comentários
Postar um comentário