Ação Integralista Brasileira (AIB)

Resultado de imagem para ação integralista brasileira 
Ação Integralista Brasileira (AIB) foi uma organização política com inspirações fascistas italianos que surge no início da década de 1930 no contexto da ascensão dos regimes autoritários na Europa, fundado pelo jornalista Plínio Salgado em 7 de outubro de 1932. Miguel Reale e Gustavo Barroso também tiveram participação importante na fundação da sigla. Sua ideologia defendia a propriedade privada, mas diziam não ao capitalismo, a produção em massa. 
Outra bandeira defendida pelos membros da Ação Integralista Brasileira é o moralismo e o nacionalismo. Eles não aceitavam o comunismo, tampouco o liberalismo econômico. Para eles, a cultura e a ordem deviam estar acima de qualquer outra influência. Ela nasceu a partir de um documento intitulado ‘Manifesto de 1932’. 
A principal característica desse documento é que ele queria um estado autoritário. Faziam parte desse movimento a classe média do Brasil. Seus membros ficaram conhecidos como os camisas verdes ou galinhas verdes. Ambos faziam menção ao tipo de uniforme que usavam e se cumprimentavam com a expressão em tupi: “anauê”, que significa “eis-me aqui” e sua bandeira tinha o símbolo grego sigma ∑. No entanto, ao implantar o Estado Novo, o então presidente proibiu a existência de partidos políticos, até daqueles que havia apoiado outrora, como é o caso da Ação Integralista Brasileira. 
Um ano depois da sua proibição, em 1937, quase 100 membros da Ação Integralista Brasileira invadiram o Palácio da Guanabara, onde era a residência oficial do Presidente da República. 
O resultado desse levante foi desastroso! Além de não conseguirem depor o presidente, seu líder, Plínio Salgado foi exilado para Portugal. E o partido ficou fechado durante toda a gestão de Vargas. Além disso, seus membros sofreram perseguição e muitos foram presos. 
O partido existe até hoje mesmo sem representantes legais. E sua ideologia ainda faz parte de inúmeras outras siglas partidárias brasileiras que têm o nacionalismo como uma das suas bandeiras defendidas. 

Resultado de imagem para ação integralista brasileira
A maior inspiração da AIB foi o fascismo italiano. Sua bandeira contém o sigma
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rebelião Ashanti

Fim do Estado Novo